Webmail

    

Histórico

Dados Gerais

Equipe Técnica

   

Planejamento e Gestão em Recursos Hídricos

Obras Hidraúlicas

Hidrologia e Hidraúlica Computacional

Estudos Ambientais

Cartografia

    

Públicos

Privados

::Equipe Técnica
PEDRO ANTÔNIO MOLINAS

Profissão: Engenheiro em Recursos Hídricos

Data de Nascimento: 31/01/1960

Nacionalidade: Brasileiro Naturalizado

Membro de Sociedades Profissionais:

ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Water Resources International Association

FORMAÇÃO

Graduação em Engenharia em Recursos Hídricos; Facultad de Ingenieria y Ciencias Hídricas da Universidad Nacional del Litoral, 1985.

Mestre em Engenharia Civil, Área de Concentração em Recursos Hídricos e Saneamento; Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1991.

ESTUDOS REALIZADOS

Atividades de Consultoria

Consultoria no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a Implantação do Sistema de Drenagem Pluvial Urbana do Bairro de Capim Macio, Zona Sul do Município de Natal – RN. (SEMOV/Janeiro 2007).

Consultoria na elaboração do Plano de Administração, Operação e Manutenção do Sistema Adutor de Bocaina – PAOM Bocaina – SEMAR/PI (Fevereiro 2007).

Consultoria na Elaboração de Estudos e Projeto Básico da Barragem Furna, município de Santa Cruz da Baixa Verde – COMPESA/PE (Fevereiro 2007)

Consultoria no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a Implantação do Sistema de Drenagem Pluvial Urbana do Bairro de Cirolândia, Município de Barbalha – CE. DNOCS (Novembro 2006).

Consultoria para o Estudo Preliminar de Avaliação da Capacidade Suporte do Estuário do Rio Potengi, Natal. CAERN (Junho 2006).

Consultoria nos Serviços de Avaliação da Qualidade da Água e Sedimentos no Âmbito dos Perímetros Irrigados em Operação da Superintendência Regional da CODEVASF – Alagoas, no Município de Penedo – AL. (Abril 2006).

Consultoria para Elaboração dos Estudos Básicos, Viabilidade, Anteprojeto e Projeto Executivo da Barragem Bujari - RN. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS CEST/RN. (Abril 2006).

Consultoria para Elaboração do relatório Simplificado - RAS, para as regiões onde serão implantadas as linhas de transmissão 69 kv Elizeu Martins/Bom Jesus, São João do Piauí/Canto do Burití, Bertolínea/Uruçuí II, Elizeu Martins/Bertolínea e as Subestações de Uruçuí II, Buriti Grande e Itaueira no estado do Piauí. CEPISA – Companhia Energética do Estado do Piauí. (Janeiro 2006)

Consultoria do Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA do Projeto de Irrigação Alagamar, Jaguaretama – Jaguaribara. Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Agricultura e Pecuária – SEAGRI. (Janeiro 2006)

Consultoria do Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA do Projeto de Irrigação Mandacaru, Jaguaribara – Alto Santo. Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Agricultura e Pecuária – SEAGRI. (Janeiro 2006)

Consultoria na Execução dos Serviços de Levantamento e Materialização da Poligonal de Contorno, Cadastro Rural e Confecção do Mosaico Aero-fotográfico da Bacia Hidráulica da Barragem de Tabatinga – Macaíba – Rio Grande do Norte. SERHID – Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos. (Novembro 2005)

Consultoria dos serviços para Caracterização de Rios e Riachos Receptores e Coleta/Análise de Amostras de Água de Reservatórios que Receberão Águas Provenientes do Sistema de Integração São Francisco – Nordeste Setentrional. Estudo integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas no Nordeste Setentrional - Projeto Básico Ambiental - PBA.. – sob Contrato Consórcio LOGOS – CONCREMAT – Gerenciadora do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. (Outubro 2005).

Consultoria para Elaboração do Plano de Operação e Manutenção do Sistema de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (POM-SISF) – sob Contrato Consórcio LOGOS – CONCREMAT – Gerenciadora do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. (Setembro 2005).

Consultoria para Elaboração do Programa de Monitoramento do Sistema Adutor e das Bacias receptoras do Sistema de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – sob Contrato Consórcio LOGOS – CONCREMAT – Gerenciadora do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. (Setembro 2005).

Consultoria para Elaboração do Programa de Segurança e Alerta de Variações Artificiais de Níveis e Vazões nos Rios Receptores do Sistema de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – sob Contrato Consórcio LOGOS – CONCREMAT – Gerenciadora do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. (Setembro 2005).

Consultoria na Elaboração da complementação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), e Relatório de Sustentabilidade da Barragem Oiticica, no Município de Jucurutú, no Estado do Rio Grande do Norte. SERHID/RN - Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. (Julho 2005).

Coordenação no Estudo de Quantificação da Oferta Hídrica da Fonte de Pureza, Rio Grande do Norte - Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos – SERHID / RN - PROÁGUA/ANA. (Março 2005).

Consultoria para Elaboração do Projeto Executivo, Supervisão e Acompanhamento da Execução das Obras Civis, Fornecimento e Montagens de Materiais Hidroeletromecânicos, Estação de Tratamento de Água e Automação do Sistema Adutor Parelhas – Santana do Seridó – Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos – SERHID / RN. (Janeiro de 2005).

Consultoria na Elaboração do Relatório de Controle Ambiental (RCA) e Plano de Controle Ambiental (PCA), bem como a obtenção da outorga d’água e do licenciamento ambiental para a implantação da unidade de beneficiamento de pescado (UBP) no entorno da barragem Bocaina - CODEVASF. (Janeiro de 2005).

Consultoria na Digitalização e Atualização da Base Cartográfica Digital do Estado do Piauí. Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMAR / PI. (Novembro 2004).

Consultoria na Elaboração e Atualização do Mapa Rodoviário do Estado do Rio Grande do Norte. Atualização do Mapa Rodoviário com base na cartografia digital do Estado, atualizada pela Acquatool Consultoria. Natal. Departamento de Estradas do Rio Grande do Norte. (Setembro 2004).

Consultoria na Revisão dos Estudos de Pré-viabilidade do Eixo Sul do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco. FUNCATE (Agosto de 2004).

Consultoria na Revisão do Projeto Executivo das Obras de Controle de Enchentes e Drenagem na Cidade de Macaíba-RN. Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos – SERHID/RN. Maio de 2004.

Consultoria na elaboração dos Estudos do Levantamento Cadastral e Obtenção junto a ANA – Agência Nacional de Águas, do Certificado de Sustentabilidade da Barragem Gasparino, no Município de Coronel João Sá, no Estado da Bahia. DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. (Janeiro 2004).

Consultoria na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para a Barragem Gasparino, no Município de Coronel João Sá, no Estado da Bahia. DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. (Janeiro 2004).

Consultoria na Elaboração do Diagnóstico dos Recursos Hídricos da bacia GL-2, Consolidação de Estudos Existentes, Elaboração do Plano de Aproveitamento dos Recursos Hídricos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste Pernambucano e Modelo Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Para TECHNE Engenheiros Consultores. (Dezembro 2003).

Consultoria na Elaboração de Planos de Monitoramento Ambiental, Plano de Controle Ambiental e Programa de Educação Ambiental do Circuito Náutico do Litoral Norte do Estado de Pernambuco. SDETE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes. UEE/PE – Unidade Executora Estadual do PRODETUR. (Dezembro 2003)

Consultoria na Elaboração do Plano de Gestão para a Área de Proteção Ambiental APA Bonfim/Guaraíra e o Estabelecimento de Estratégias para a sua Implementação. IDEMA/RN – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. (Dezembro 2003)

Consultoria na Elaboração do Plano de Gestão para a Área de Proteção Ambiental APA Jenipabu e o Estabelecimento de Estratégias para a sua Implementação. IDEMA/RN – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. (Dezembro 2003)

Consultoria na Elaboração dos Estudos Hidrológicos Complementares das Bacias Hidrográficas dos tributários da margem direita do rio São Francisco entre Sobradinho e Paulo Afonso; Vaza Barris, Itapicuru e Médio e Baixo Paraguaçu nos Estados da Bahia e Sergipe. FUNCATE (Junho 2003).

Consultoria na Elaboração dos Serviços de Digitalização e Atualização da Base Cartográfica Digital do Estado do Rio Grande do Norte (Agosto 2003 – SERHID/PROÁGUA-Semi Árido/Banco Mundial).

Consultoria na elaboração do Estudo de Qualidade das águas das hidreléctricas de 14 de Julho, Castro Alves e Monte Claro no rio das Antas - RS, Acquatool Consultoria, sob contrato Cia Energética do rio Das Antas - CERAN (07/02).

Consultoria na elaboração do Projeto Avaliação das Potencialidades, disponibilidades e Condições de Explotação das águas subterrâneas da Região da Grande João Pessoa - Paraíba, Acquatool Consultoria, sob contrato Consórcio PETROBRAS / STEAG AG / PB-GÁS (07/02-12/02).

Consultoria na elaboração do Projeto Executivo das Obras de Controle de Enchentes e Drenagem da Cidade de Macaíba- Rio Grande do Norte, Acquatool Consultoria S/C, sob contrato SERHID, Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (04/02-08/02).

Consultoria na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para as Obras de Controle de Enchentes e Drenagem da Cidade de Macaíba- Rio Grande do Norte, Acquatool Consultoria S/C, sob contrato SERHID, Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (04/02-08/02).

Consultoria na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para o Projeto da Barragem de Garra, Paraíba, Acquatool Consultoria S/C, sob contrato SEMARH – Secretaria Extraordinária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais do Estado da Paraíba (01/02-06/02)

Consultoria na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para o Projeto da Barragem de Jandaia, Paraíba, Acquatool Consultoria S/C, sob contrato SEMARH – Secretaria Extraordinária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais do Estado da Paraíba (01/02-06/02)

Consultoria na elaboração dos Planos de Controle Ambiental para os Sistemas Adutores Acauã, Coremas-Sabugi, Araçagi, Congo e Barra de Camará, Acquatool Consultoria S/C, sob contrato SEMARH – Secretaria Extraordinária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais do Estado da Paraíba (01/02-06/02)

Consultoria na elaboração do Projeto Executivo da Barragem Garra no Município Olho D’água – PB, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com Santa Bárbara Engenharia S/A. (08/01-02/02)

Consultoria na elaboração do Projeto Executivo da Barragem de Capivara no Município de Uirauna – PB, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com Construtora Queiroz Galvão S/A. (08/01-02/02)

Consultoria na elaboração do Projeto Executivo da Barragem Jandaia no Município de Bananeiras – PB, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com Construções e Topografia Basevi S/A. (08/01-02/02)

Coordenação do estudo de Tarifas – CE, sob contrato JP Meio Ambiente Ltda – TAHAL Consulting Engeneers Ltd com SRH – CE. (01/01-02/01)

Coordenação e elaboração do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) para posterior Construção da Usina Termoelétrica do Cabo – PE, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com Empresa Termocabo Ltda. (08/01-01/02)

Consultoria na elaboração do Estudo de Viabilidade e Projeto Executivo da Barragem Salamargo e Barragem Muzumba no Município Pedra de Fogo - PB, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com Gramame Industrial Agrícola S.A. GIASA. (08/01-09/01)

Estudos de Viabilidade Técnico – Econômica e Projeto Básico da Interconexão Passagem dos Traíras – Itans, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com SERHID - Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte. (02/01-05/01)

Coordenação e elaboração dos Estudos Hidrológicos Complementares das Regiões do Agreste e Zona da Mata Pernambucana e da Região Metropolitana de Recife, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com FUNCATE - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais, Convénio com –SIH/MIN. (04/01-05/02)

Coordenação e elaboração dos Estudos Complementares para a identificação e caracterização dos Sub - projetos Integráveis ao Projeto de Transposição e Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com FUNCATE - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais, Convénio com –SIH/MIN. (02/01-05/01)

Consultoria na elaboração do Projeto de Macro - drenagem do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa, sob contrato ACQUATOOL Consultoria com SEMARH - Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais do Estado da Paraíba. (01/01-06/01)

Elaboração do Anteprojeto para a Criação de uma Instituição com Atribuições Executivas e de Regulação nas Áreas de Recursos Hídricos, Saneamento e Irrigação, denominada AAGISA para Proágua-PB / SEMARH - Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais do Estado da Paraíba. (07/00-02/01)

Elaboração do Relatório de Pedido de Outorga do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, para FUNCATE, sob contrato Ministério de Integração Nacional (06/00 - 08/00)

Consultor PROÁGUA – Paraíba para elaboração de TDR e acompanhamento de serviços de consultoria, , para o SEMARH (08/00 - 01/01)

Dimensionamento dos vertedouros da barragens de Barra do Camará e Condado no estado da Paraíba, para NÚCLEO ENG., sob contrato SEMARH-PB (07/00 - 08/00)

Elaboração do relatório de Pedido de Outorga da GIASA (Grama Agro-industrial S. A., para ACQUATOOL Consultoria, sob contrato GIASA (Grama Agro-industrial S. A. (06/00 - 08/00)

Elaboração do projeto básico da Adutora Poço de Marruá - PI, para ACQUATOOL Consultoria, sob contrato Construtora OAS (07/00 – 09/00).

Elaboração (em colaboração com o prof. António Eduardo Lanna) do capítulo sobre gestão dos recursos hídricos dos Planos Directores de bacia hidrográfica dos tributários mineiros do rio São Francisco, sob contrato Magna Engenharia para RURALMINAS (06/00).

Estudo hidrológico das bacias hidrográficas dos rios Mamanguape e Gramame-Mamuaba (PB) para SEMARH (06/00 a 07/00).

Coordenação e Elaboração do Plano de Revitalização hidro-ambiental da bacia hidrográfica do rio São Francisco, para o FUNCATE, sob contrato Ministério de Integração Nacional (01/00 - 06/00)

Elaboração do estudos de hidrológicos da Fazenda Rinancente, município de Fortim - CE (03/00 a 06/00).

Elaboração do Modelo de Gestão Integrada de recursos Hídricos do Estado do Piauí, para PROÁGUA e Secretaria de Recursos Hídricos do Piauí (09/99 a 5/00).

Diagnóstico e Elaboração dos TDR para o Estudo de Alternativas de manancial da adutora do Trairí - RN, para PROÁGUA e Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (10/99 a 1/00).

Diagnóstico e Elaboração dos TDR para o Estudo de intrusão salina na foz dos rios Apodi e Piranhas-Açu, para PROÁGUA e Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (10/99 a 01/00).

Elaboração do Projeto Executivo da Estação de Bombeamento do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa – PB ( vazão máxima: 8 m3/s), sob Contrato Aquatool Consultoria para o consórcio EIT-OAS (10/98 a 05/00).

Elaboração (em colaboração com o prof. António Eduardo Lanna) dos Estudos tendentes a definição do Modelo de Gestão da Transposição, parte integrante dos Estudos de Inserção regional do Projeto de Transposição de Águas do rio São Francisco para o Nordeste setentrional. Os estudos foram desenvolvidos sob contrato VBA Consultores para SEPRE – MPO; (em andamento com início em 07/99).

Coordenação e elaboração do Estudo geomorfológico dos riachos receptores da Transposição, parte integrante dos Estudos de Inserção regional do Projeto de Transposição de Águas do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. Os estudos foram desenvolvidos sob contrato VBA Consultores para SEPRE – MPO; 012/98 a 07/99.

Coordenação e elaboração do Estudo de Operação Integrada dos reservatórios compensadores das bacias receptoras do Nordeste Setentrional, parte integrante dos Estudos de Inserção regional do Projeto de Transposição de Águas do rio São Francisco para o Nordeste setentrional. Este compreendeu o desenvolvimento e aplicação de modelos de operação de reservatórios utilizando técnicas de programação linear e simulação hidrológica. Os estudos foram desenvolvidos sob contrato VBA Consultores para SEPRE – MPO; 08/98 a 02/99.

Coordenação e elaboração do Estudo Hidrológico Regional do Nordeste Setentrional, parte integrante dos Estudos de Inserção regional do Projeto de Transposição de Águas do rio São Francisco para o Nordeste setentrional. Este compreendeu as bacias hidrográficas do Jaguaribe, Apodi, Piancó, Piranhas-Açu, Paraíba, Moxotó e Brígida, mais de uma centena de postos fluviométricos e 88 reservatórios de grande e médio porte. Os estudos foram desenvolvidos sob contrato VBA Consultores para SEPRE – MPO; 06/98 a 09/98.

Elaboração do Estudo Hidrológico das Bacias Metropolitanas, parte integrante do Plano de Gerenciamento das Bacias Metropolitanas. Os estudos foram desenvolvidos sob contrato VBA Consultores para SRH-CE e financiados pelo PROURB - WB; 03/98 a 07/98.

Elaboração do Manual de Procedimentos Técnicos e Administrativos para Outorga de Direitos de Uso da Água e Licenciamento de Obras de Oferta Hídrica do Estado do Rio Grande do Norte, sob contrato VBA Consultores para SERHID – RN; 02 a 06/97.

Elaboração do Manual de Procedimentos Técnicos e Administrativos para Outorga de Direitos de Uso da Água e Licenciamento de Obras de Oferta Hídrica do Estado do Ceará, , sob contrato Geonorte SRH – CE; 04 a 07/97.

Verificação da eficiência dos sistemas extravasores dos reservatórios do Sistema de Abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (Reservatórios Pacoti, Riachão, Gavião, Acarape do Meio e Pacajus) SRH – CE; 06 a 08/97.

Estudos de disponibilidade hídrica do sistema lacustre da Lagoa do Bonfim – RN para a implantação de um sistema adutor para abastecimento d’água de 11 municípios, sob contrato Costa Eng. para SERHID – RN; 07 a 11/97.

Estudos hidrológicos dos novos mananciais do sistema de abastecimento d’água potável da cidade de Caruaru – PE sob contrato VBA para PMSS – BIRD / COMPESA; 08 a 12/96.

Formulação de alternativas óptimas para a definição das vazões transpostas e a política de operação dos reservatórios compensadores da Transposição de águas do rio São Francisco , sob contrato FGV/DNAEE para SEPRE-MPO; 06 a 08/95.

Proposta para a instituição de um Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte para VBA Consultores sob contrato Subsecretária de Recursos Hídricos e Projetos Especiais-RN; 05 a 08/95.

Formulação de alternativas óptimas para a política de operação do sistema de transposição de águas do rio São Francisco para as bacias dos rios Jaguaribe, Piranhas - Açu e Apodi para VBA Consultores sob contrato SRH-CE em convênio com SIR-MIR, 08 a 12/94.

Desenvolvimento de softwares aplicativos para a elaboração de projetos executivos de sistemas de esgotamento sanitário em diversas localidades do Ceará sob contrato VBA Consultores para o Projeto PROSANEAR-CAGECE-SDU –CE; 04 a 07/93.

Participação na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Ceará para a SRH-CE (sob contrato VBA Consultores) em categoria de Hidrólogo Senior; 03/90 a 12/91.

Atividades Desenvolvidas:

  • Identificação e avaliação hidrológica de diversas barragens;
  • Elaboração do Balanço Hídrico Distribuído entre Demandas e Disponibilidades Hídricas para uma área de aproximadamente 70.000 km² e mais de 30 (trinta) bacias de diferentes portes.
  • Estudos de operação integrada de reservatórios para a análise de expansão da infra-estrutura hídrica nas Bacias Metropolitanas (sistema adutor da região metropolitana de Fortaleza), Curu (5 reservatórios), Acaraú (8 reservatórios), Poti ( 4 reservatórios).
  • Planejamento de medidas estruturais para a redução do déficit hídrico. Novos barramentos e adutoras.

Elaboração do Manual do usuário do Modelo de Qualidade da Água em reservatórios STRATIF para ELETRONORTE (sob contrato da ENGEVIX - Brasília); 10 a 12/89.

Estudo de Qualidade da Água no Reservatório de Itaipu visando analisar o impacto ambiental da estratificação térmica no reservatório. Sob contrato Itaipu Binacional; 04 a 09/89.

Atividades no Setor Público

Consultor na área de gestão dos recursos hídricos do PROÁGUA do estado da Paraíba. Contrato 07/00-12/00.

Membro da equipe responsável pela revisão da legislação de recursos hídricos do estado do Ceará, sob contrato ANB Consultoria. 10/99 - 4/00.

Assessor técnico na área de gestão dos recursos hídricos do PROURB – CE, sob contrato do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura-IICA; 03/95 a 03/98.

Participação no Projeto ARIDAS - SEPLAN -CE no grupo de trabalho sobre recursos hídricos, desenvolvendo o capítulo referente a Gestão dos Recursos Hídricos; 08/94 a 02/95.

Nomeado membro do grupo organizador da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos - COGERH (mediante decreto do Senhor Governador do Estado do Ceará, Ciro Ferreira Gomes), tendo desempenhado atividades como Assessor Técnico e Diretor de Planejamento substituto nesta companhia; 11/93 a 03/9.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Plano de desenvolvimento institucional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

Programação de ações relativas ao desenvolvimento institucional da COGERH, financiadas pelo PROURB – BIRD (Estrutura técnico administrativa, Programas de Monitoramento de Recursos Hídricos)

Estudos de Capacidade de pagamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

Estudos sobre custo do fornecimento de água bruta proveniente de reservatórios construídos no semi-árido cearense.

Estudo para a implantação do sistema de cobrança pelo uso dos recursos hídricos no estado do Ceará.

Atividades no Setor de Ciência e Tecnologia

Bolsista RHAE do CNPq, no contexto do Projeto Nordeste – CNPq/MCT locado na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME); 07/91 a 07/94.

Estágio de 3 meses no Departamento de Hidráulica e Meio Ambiente da Universidade Politécnica de Valência (Espanha) executando atividades vinculadas com o desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Suporte às Decisões para o dimensionamento e operação de reservatórios sob a direção do Prof. Dr. Joaquin Andreu; 07 a 10/93.

Responsável técnico do Projeto de Monitoramento de Recursos Hídricos da SRH - CE, componente do financiamento PROURB/BIRD; 02 a 05/93.

Responsável técnico do Projeto de Monitoramento e Gerenciamento de Recursos Hídricos da FUNCEME financiado pelo PADCT – CNPq; 08 a 11/92.

Desenvolvimento do modelo MUSAG (modelo hidrológico conceitual distribuído espacialmente), para ser utilizado como modelo de referência do Projeto Nordeste – CNPq/MCT; 07/91 a 01/92.

DIDÁTICA

Professor do Curso de Hidrologia Instrumental, ministrado para a Subsecretaria de Recursos Hídricos e Projetos Especiais-RN (40 hs.), 1995.

Professor do Curso sobre Gestão dos Recursos Hídricos - Facultad de Ingenieria y Ciencias Hídricas – Universidad Nacional del Litoral – Santa Fe – Argentina (40 hs), 1994.

Professor do Curso sobre Modelagem matemática da qualidade da água – Modelo QUAL-IIE - Facultad de Ingenieria y Ciencias Hídricas – Universidad Nacional del Litoral – Santa Fe – Argentina (60 hs), 1994.

Professor da Cadeira de Modelagem da Qualidade da Água no Curso de Especialização em Saneamento (SANEAR - BID – SEMACE/SDU) (60 hs.), 1994.
Professor auxiliar da "Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas" (Santa Fe - Argentina) ministrando as disciplinas de Hidráulica Marítima e Análise dos Sistemas Hidrológicos. A partir de 1987 sob licença para realização do Curso de Mestrado, 1985/90.

Auxiliar de ensino da "Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas" (Santa Fe – Argentina), desenvolvendo tarefas de ensino em Matemática, Hidráulica Marítima e Análise dos Sistemas Hidrológicos, 1980/85.

TRABALHOS PUBLICADOS

“Custo de Disponibilização e Distribuição da Água por Diversas Fontes no Ceará”. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 36, nº.2, abril-junho 2005. José Carlos de Araújo, Pedro Antônio Molinas, Elano Lamartine Leão Joca, Cláudio Pacheco Barbosa, Carlos Jaime de Souza Bemfeito, Paulo Sergio do Carmo Belo.

“Sinergia Hídrica em Sistemas Integrados de Reservatórios: Estudos de casos relacionados com a Transposição das Águas do rio São Francisco”. XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Novembro 2005 / João Pessoa - PB. José Alexandre Moreira Farias, Elano Lamartine Leão Joca, Felipe Fernandes Viana de Araújo, Pedro Henrique Augusto Medeiros, Pedro Antônio Molinas.

“Estudo de Cheias na Área Urbana da Cidade de Macaíba-RN: Simulação hidráulica em regime não permanente utilizando HEC-RAS”. XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Novembro 2005 / João Pessoa - PB. Pedro Henrique Augusto Medeiros, Elano Lamartine Leão Joca, Felipe Fernandes Viana de Araújo, José Alexandre Moreira Farias, Pedro Antônio Molinas.

“Barragem Camará – PB: O Depleciomento Evitaria a Catástrofe?”.VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste - Novembro 2004 / São Luís. Francisco J. Sarmento; Pedro A. Molinas;

“Análise da Potencialização da Açudagem nas Bacias Hidrográficas dos Rios Vaza Barris e Itapicuru nos Estados da Bahia e Sergipe”. VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste - Novembro 2004 / São Luís. Elano Lamartine Leão Joca; Pedro Antonio Molinas; José Alexandre Moreira Farias; Felipe Fernandes Viana de Araújo; Francisco Almino Leite de Menezes Junior;

“Análise do Impacto na Qualidade da Água da Barragem Gasparino Causado pela Construção de uma Barragem de Controle com Função de Desviar Baixas Vazões que Aportam Elevados Teores de Sais ao Reservatório”. VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste - Novembro 2004 / São Luís. Felipe Fernandes Viana de Araújo; Elano Lamartine Leão Joca; Pedro Antônio Molinas.

“Avaliação de Custos de Disponibilização da Água na Região Semi-Árida” no XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos – Novembro de 2003 / Curitiba;

"As Esferas Pública e Privada na Gestão dos Recursos Hídricos – Comitê de Bacia Hidrográfica: Pacto Social. Instância Colegiada ou Pessoa Jurídica de Direito Público ?", Pedro A. Molinas, Alejandra Silvia Bentolila, 2000, Policy and Institutions for Integrated Water Resources Management – Internacional Water Resources Association, Salvador.

"A Operação dos Reservatórios sujeitos a Transposição de Águas - Estudo de caso dos Reservatórios das bacias receptoras de Águas da Transposição do Rio São Francisco", Pedro A. Molinas, Francisco J. Sarmento, 1999, XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Belo Horizonte.

"Estudo de Secas Agrícolas no Nordeste Brasileiro", Pedro Antônio Molinas , Luciana C. Torres Melo Lima, 1999, XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Belo Horizonte.

"A Gestão das Águas no Semi-árido e a Transposição das águas do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional", 1998, Pedro Molinas, 4 Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, Campina grande.

“Marco Legal e Institucional das Águas Subterrâneas no Brasil – Breve Contribuição ao Aprimoramento do Sistema Jurídico – Administrativo”.1997, Pedro A. Molinas, Vicente P. Vieira, XII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Vitória – ES, 1997.

“La Gestión de los Recursos Hídricos en el Contexto de la Privatización de los servicios baseados en Aguas”, P. A. Molinas, Workshop organizado pelo BID, a CEPAL e o CIDIAT em Mérida, Venezuela, julho de 1995.

"Aspectos da Operação dos Reservatórios das Bacias Receptoras de Águas da Transposição do Rio São Francisco”.1995, Pedro A. Molinas, Ednardo F. Cardoso, Francisco J. Sarmento, ,XI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Recife, PE.

“Estudo da Oferta Hídrica do Sistema de Abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Análise das Alternativas de Operação do Sistema” . 1995. Pedro A. Molinas. Para a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

“A Gestão dos Recursos Hídricos no Semi-árido Nordestino. A Experiência Cearense”. 1995. Pedro A. Molinas. Para Revista Brasileira de Engenharia - Caderno de Recursos Hídricos dez. 1995.

“Projeto Aridas - Ceará 2020 - GT II - Recursos Hídricos - Estudos Temáticos: Gestão dos Recursos Hídricos e o Desenvolvimento Sustentável”, março de 1995, Pedro Antônio Molinas para o Grupo de Trabalho em recursos hídricos do Projeto Aridas (SEPLAN -CE).

“Capacidade de pagamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos” ”, 1994, P. A. Molinas em colaboração para o projeto “PROURB”, Word Bank e Estado do Ceará.

“Plano de desenvolvimento institucional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos”, 1994, P. A. Molinas em colaboração para o projeto “PROURB”, Word Bank e Estado do Ceará

"Análise Estatística do Comportamento de Séries temporais da Umidade do Solo no Estado do Ceará", 1993,P. A. Molinas e F. C. Andrade,X Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Gramado, RS.

"Modelo de Umidade do Solo para fins Agrícolas (MUSAG)", 1993,P. A. Molinas e F. C. Andrade, X Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Gramado, RS.

"Monitoramento dos Recursos Hídricos Superficiais no Estado do Ceará", 1992, P. A. Molinas et alii, I Simpósio de Hidrologia do Nordeste, Recife, Pernambuco.

"Um modelo de umidade do solo para fins agrícolas", 1992, P. A. Molinas e F. C. Andrade, I Simpósio de Hidrologia do Nordeste, Recife, Pernambuco.

"Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Ceará", 1991, P. A. Molinas et alii (em colaboração), 4 volumes, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Fortaleza, Ceará.

“Modelação Matemática da Estratificação Térmica”.Dissertação de Mestrado. IPH - UFRGS, 1991, Prof. orientador:(Phd.) Carlos Eduardo Morelli Tucci.

"Simulação da Estratificação Térmica de um reservatório de grande porte", 1990, P. A. Molinas e C. E. M. Tucci, XIV Congresso Latino-americano de Hidráulica, Montevideo, Uruguay.

"Simulação da Estratificação Térmica do Reservatório de Itaipu", 1989, P. A. Molinas e C. E. M. Tucci, informe apresentado a Itaipu Binacional, Foz de Iguaçu, Paraná.

"Operação de um sistema de abastecimento de Água", 1989, P. A. Molinas e C. E. M. Tucci, II Simpósio Luso- Brasileiro de Recursos Hídricos, Lisboa, Portugal.

"Critérios Utilizados no Brasil para Avaliação de projetos Públicos", 1988, P. A. Molinas et alii, sob direção de A. E. Lanna, Instituto de Pesquisas Hidráulicas - UFRGS – Porto Alegre.

"Definição de políticas de operação de reservatórios em paralelo para suprimento hídrico utilizando técnicas de programação linear", 1988, P. A. Molinas, sob direção de A. E. Lanna, Instituto de Pesquisas Hidráulicas - UFRGS - Porto Alegre.

"Modelo de Onda Cinemática - Análisis de precisión numérica", 1986, E. Ceirano e P. A. Molinas, revista da "Facultad de Ingenieria y Ciencias Hídricas" - Santa Fe - Argentina.


 

Acquatool Google

Projeto Executivo do Sistema de Esgotamento Sanitário da Sede Municipal de Parnamirim
 
Fornecimento de Produtos e Serviços de Cartografia Digital e Recursos de Georeferenciamento e Visualização Eletrônica utilizando ferramentas SIG
 
Consultoria Técnica Especializada na Elaboração de Estudos, Projetos e Acompanhamento Técnico de Engenharia para atendimento à Gerência de Infra-estrutura de Obras e Serviços Rurais no Estado do Espírito Santo
   
Home Mapa do site Webmail