GIF de loading

Carregando ...

História

A Acquatool Consultoria nasce em 1997 na cidade de João Pessoa, um ano mais tarde instala-se definitivamente na Cidade de Fortaleza. Seus sócios fundadores, ambos na época com mestrado na área de recursos hídricos, estabeleceram como objetivos da empresa o fornecimento de soluções de engenharia para nossos clientes nas áreas de planejamento, viabilidade, estudos, planos e projetos de infraestrutura hídrica, saneamento e meio ambiente fundamentalmente para o setor público, mas também para o setor privado. Durante os primeiros anos, a Acquatool dedicou-se à elaboração de planos e projetos na área de hidrologia e suas aplicações nos Estados da Paraíba e do Ceará.

Empresa de pequeno porte, mas com capacidade e perspectiva de ampliar seu perfil de atendimento, a Acquatool incorporou profissionais de outras áreas e estabeleceu contratos de prestação de serviços com consultores independentes nas áreas de geologia, topografia, cartografia e geoprocessamento, arqueologia, geografia, e ciências sociais.

Verificando a possibilidade de atuação em outros estados do nordeste, como Rio Grande do Norte e Pernambuco, passou a trabalhas através de contratos com esses estados e diversas prefeituras municipais.

Em 2013 incorpora como sócios, além do seu sócio fundador Engenheiro Hídrico e mestre em recursos hídricos, uma profissional mestre e doutora em Sociologia (Consultora em Comunidades e Meio Ambiente) e um Engenheiro Civil, hoje mestre em Engenharia Oceânica e doutorando na mesma área (com data de defesa de tese para julho de 2020).

Atualmente possui como responsáveis técnicos: um profissional engenheiro hídrico com mestrado em recursos hídricos e saneamento (diretor técnico e responsável legal da empresa); um engenheiro civil com mestrado em engenharia oceânica e área de concentração em engenharia costeira, um engenheiro civil mestrando em recursos hídricos e saneamento, um engenheiro civil especialista em engenharia ambiental e saneamento básico, um geólogo e um geografo mestre em geografia com área de concentração em análise geoambiental e ordenação do territórios em áreas semiáridas e litorâneas.

Possui inscrição empresarial e dos seus responsáveis técnicos e consultores no Certificado de Regularidade emitido pelo Cadastro Técnico Federal do IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis. Possui também inscrição no Cadastro Estadual de Atividades de Defesa Ambiental – Categoria: Consultoria Técnico Ambiental.

A empresa funciona de forma em duas salas amplias e dispõe de local apropriado para a realização de reuniões, inclusive podendo utilizar as instalações de auditório com infraestrutura completa no shopping onde localizam-se suas salas, caso seja necessária a realização de eventos com maior número de pessoas.

Neste sentido, a Acquatool Consultoria é uma empresa concebida sob uma ótica contemporânea, contando com uma estrutura fixa racionalizada e ágil e uma capacidade de ampliação e diversificação de seu campo de atuação, baseada num extenso portfólio de consultores e disponíveis e em condições contratuais para participar de projetos específicos. Em matéria tecnológica, dispõe de recursos modernos, tanto na área da engenharia, utilizando softwares modernos desenvolvidos pela própria empresa, como também recursos gráficos informatizados de última geração (cartografia digital, classificação automática de imagens, entre outros).

Sócios e Responsáveis Técnicos

Nome do profissional Formação
Pedro Antônio Molinas
  • Engenheiro Hídrico
  • Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento
Ernesto Monilas
  • Engenheiro Civil
  • Mestre em Engenharia Oceânica
  • Dr. em Engenharia Oceânica
Alejandra Silvia Bentolila
  • Dra. em sociologia
  • Consultora em Comunidades e Meio Ambiente
Lucas Falcão Muniz
  • Engenheiro Civil
Guilherme Ramalho Gomez
  • Engenharia Civil
  • Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico
Raimundo Roncy de Oliveira
  • Geologo
Filipe Maciel de Moura
  • Geografo
  • Mestre em Análise Geoambiental e Orientação do Território nas Regiões Semi-Áridas e Litorâneas